11/08/2011

Os 13 Porquês

Um livro interessante do começo ao fim, que prende o leitor que quer descobrir todas as respostas necessárias para o final da narrativa.
Muitas pessoas não conheçem esse livro, claro, ele não é lá muito famoso, eu mesmo só conheço porque foi muito comentado em uma fansite da Selena Gomez que inclusive foi escolhida para interpretar Hannah Baker (pessoas dizendo que é um papel muito adulto, cala a boca vai? nem tem nada demais nesse livro, quem falou isso tinha 10 anos?). Bom, por mais que eu quisesse ler o livro, nem dei muita importância. Ao voltar das férias, a biblioteca adquiriu novos livros e qual livro estava lá? ah, muito óbvio né? nem vou falar. Peguei o livro sem dó e quando começei a ler imaginei ser um suspense, porque afinal, uma garota morta que grava uma fita dizendo "Não se livrem dessas fitas porque vocês estão sendo observados" e "A última pessoa pode pegar essas fitas e levá-las para o inferno, talvez me encontre lá" é de se esperar ser um suspense, mas, o livro é mais do que um suspense é um livro que deve ser lido nas escolas e debatido com as pessoas. Os 13 porquês pelo qual Hannah se mata estão envolvidos com problemas com amigos, bullying e difamação. Sua vida estava se acabando aos poucos, conforme vamos chegando ao fim vemos uma Hannah sufocada e sem vida. Confesso que algumas das coisas citadas no livro realmente acontecerão comigo, eu não pensei em suicidio, mas foi algo bem forte, por isso esse livro me deu novas ideias e perspectivas. O final do livro, principalmente é a melhor parte e os comentários do autor também são interessantes. Leia a sinopse abaixo e conheça mais sobre o livro: 
  
  Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 

  Espero anciosamente pelo filme. Leiam o livro, e espero que gostem e analisem muito bem a narrativa, realmente é um livro muito importante e que todos deveriam ler. 

Um comentário:

Mayumi disse...

Você é a primeira pessoa que eu conheço que também leu esse livro, e concordo plenamente com você. Esse livro deveria ser lido na escola e debatido, um livro que realmente mexe e faz agente pensar.

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team