10/12/2011

A Invenção de Hugo Cabret

  Talvez um dos melhores livros que li esse ano.

  "Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.

    A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

   Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura."

Fonte: Livraria Saraiva, adquira o livro: Link

   Estava olhando em algum site de filmes os próximos lançamentos, lá estava A Invenção de Hugo Cabret, eu li a sinopse, mas foi de uma forma que não me interessei. Até que o Lucas do blog Rabisco me falou sobre esse livro. Sem nenhuma vontade de lê-lo, pesquisei mais uma vez a sinopse, e novamente nenhuma vontade de ler esse livro que parecia não ter uma história cativante. Foi vendo o trailer que me arrepiou e tirou lágrimas dos olhos quando tocou Kings and Queens do 30 Seconds to Mars que eu tive uma grande vontade de ler esse livro. 

   Depois de pegar emprestado com o Sr. Dono do Blog Rabisco eu começei a ler esse livro com muita vontade. Digo que foi um dos melhores livros que li esse ano. Ele não é só um livro, ele interage com o leitor. 

  Primeiro:  É impossível deixar de comentar o quanto ele é bonito, ele tem as páginas pretas e consequentemente as bordas também, foi quase um sonho sendo realizado. 
    
   Segundo:  O livro tem 530 páginas, mas você consegue ler em 3 dias, isso porque ele é repleto de ilustrações. E não é só aquelas ilustrações bobinhas que se encontra em alguns livros infantis. São ilustrações perfeitamente milimétricas, é como ver um filme e ver as cenas rodando. Talvez se você passar as páginas correndo consiga ver um stop-motion. As melhores partes são de perseguições e de descobertas, as mesmas são narradas em desenhos e não dificulta em nada ao entendimento.

   Terceiro: Uma história divertida e emocionante. É divertido saber os acontecimentos e as aventuras na vida de Hugo Cabret, mas chega a ser triste saber do seu passado. Porém o autor nos põe pra cima, quando vemos a vida do personagem mudar dramasticamente para o melhor. Onde ele conhece bons amigos e acaba ganhando uma família. Esse livro nos inspira a nunca desistir quando se quer algo, a lutar com unhas e dentes para realizar os sonhos e nunca nos decepcionarmos com a resposta que possamos receber, pois as vezes ela não é tão boa quando a que poderá vir. 

    Esses são os três pontos importantes que você deve notar ao ler o livro. É simplesmente impossível largar o livro antes da última página, você vai sempre querer ler mais para saber as respostas dos mistérios a que somos apresentados nessa narrativa. Prepare-se para ler um livro diferente, um livro que é narrado por letras e por imagens, que juntas fazem a melhor história e experiência de leitura que você já teve. 

    Uma adaptação cinematográfica foi criada e deverá chegar aos cinemas Brasileiros em 17 de Fevereiro de 2012. É claro que eu não vejo a hora de assistir. O filme já foi lançado no exterior e procurando na web você pode encontrar algumas cenas do filme. Por exemplo, foi feito uma comparação entre ilustrações  do livro e o filme na imagem ao lado. 
    
     É possível ver que como o livro é bem detalhado nas ilustrações e com uma história de fácil entendimento, talvez não nos decepcionemos com essa adaptação. 

    Abaixo confira o poster e o trailer do filme:



                            

     
    Espero que assim como eu, vocês se apaixonem por essa história maravilhosa. O livro está recomendadíssimo.
E não percam a oportunidade de ver o filme quando este for lançado.

Um comentário:

Fabio Fraga disse...

Olá, você gosta do programa, o melhor do brasil, da record, ou seja, do apresentador rodrigo faro, então acho que vai gostar do meu blog http://lamoremiopersempre.blogspot.com/ venha conferir os vídeos, as novidades, as fotos, se gostar pode me seguir no blog e no twitter, aguardo você e seu comentário,abraços.Fabio Fraga.

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team