19/07/2012

Você é um(a) Bookaholic?


Você já parou para pensar no quanto você gosta de livros e esse universo literário? Se sim, você com certeza deve se considerar um bookaholic, mas se você não conhece o termo ou não sabe se você é um(a) de verdade, este post vai ajudá-lo(a).

Bookaholic (book = livro / aholic = vício) é um termo que denomina as pessoas que são fanáticas por livros, viciadas mesmos. Como, por exemplo, os workaholic (loucos por trabalho), shopaholic (loucos por compra), etc. Estas pessoas não apenas gostam de livros e lêem para passar o tempo, existe mais do que isso, algo que só os "bookaholics" entendem.

Eles (somos, porque eu também me incluo nesse grupo) são chamados assim não por acaso, existem alguns costumes e características que fazem de uma pessoa um(a) bookaholic, veja a seguir e descubra se você também é um(a):

Você é um(a) bookaholic se você:

- compra livros mesmo tendo uma pilha enorme de livros ainda para ler;
- descobre que ADORA o cheiro de livro novos;
- não consegue parar de buscar informações e de obter sempre livros novos, 
- só vai dormir ao chegar no fim do livro; 
- quer ler todos os livros do mundo de uma vez só; 
- não quer emprestar nenhum de seus livros, por medo de estragarem ou por simplesmente ter ciúmes;
- sofre quando vê alguém maltratando um livro (sendo ele seu ou não);
- tem e-books em todas os seus aparelhos: pc, notebook, celular, mp4, etc; 
- lê mais livros do que o seu dinheiro consegue comprar e/ou o limite do seu cartão de crédito foi totalmente utilizado para comprar livros;
- lê dentro do onibus, mesmo sabendo que pode causar deslocamento de retina; 
- fica sem saber como vai incluir no orçamento o presente de aniversário de alguém e ainda aqueles livrinhos que você queria comprar;
- lê durante as aulas na maior cara de pau (escondendo o livro com o caderno ou o livro da escola); 
- relê o mesmo livro mil vezes e a cada relida percebe um detalhe que passou despercebido, ou que você já tinha esquecido;
- vê um amigo lendo um livro que você já leu e fica horas falando sobre o livro com ele;
- se pergunta se existe um Leitores Compulsivos Anônimos;
- só fala de livros com os amigos e familiares, mesmo eles não gostando;
- analisa muito bem uma adaptação cinematográfica de uma obra e sempre comenta as semelhanças e diferenças com o livro;
- faz a mala pra viajar e leva vários livros.

Se você se identificou com a maioria dos itens abaixo, você com certeza é um(a) bookaholic. Compartilhe nos comentários suas experiências e as maiores loucuras de amor por aquilo que tanto amamos: LIVROS!

12 comentários:

Rodrigo disse...

Nossa, acho que sou Bookaholic!! kkkkkkk
O post ficou bem interessante.

Isso é Interessante - http://mondarikc.blogspot.com.br/

Janaina Ricieri disse...

Ameiii!!! Sou bookaholic! Não extrema porque meu dinheiro não deixa! MAs sou!!
Ótimo post!!
Eu to com um monte de livros desejados no skoob! aaiaiai..
beijinhos!
Ordinary Girl

Clara Beatriz disse...

Eu não estouro meu cartão porque eu não tenho cartão, e meus pais não deixariam estourar os deles hahaha
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Celle Espindola disse...

Nossa, basicamente, eu só nego o "só vai dormir ao chegar no fim do livro;" porque eu não aguento e às vezes, choque, ler até me dá sono. Mesmo livros muito bons. Então eu leio até ficar com muito sono, durmo com o livro no chão do lado da minha cama e leio mais quando acordo. Isso nas férias ou fins de semana de folga, é claro, hahaha.
Agora ler no ônibus = amor. Em período letivo, eu SÓ leio no ônibus. 50 minutos de leitura na ida e mais 50 na volta é sensacional. É assim que eu mantenho tudo quase em dia :D

Beijos!

RIOT disse...

Também não estouro porque não tenho um, mas confesso que 90% do dinheiro vai em livros.

RIOT disse...

Eu também, amo ler, mas confesso que a noite isto me dá sono. Sinto péssimo, porque parece que estou perdendo o pique de antes, mas mesmo assim continuo lendo sem parar kkk. Tentei ler no onibus numa excursão, mas foi totalmente impossível por causa da bagunça KKK. Talvez quando estiver fazendo faculdade o pessoal será mais estudioso e o silêncio me deixará ler.

Maite Campos Fernandes disse...

Adooooooreiiii este post novo Riii!!! Eu sou dessas que não vai dormir até saber o final dos livros (sendo que leio sempre o fim antes de começar)!!! Nunca estouro o limite do cartão de crédito porque também não tenho, mas sempre baixo vários livros em meu celular e sempre, sempre pego livro emprestado com meu queridíssimo amigo chantagista: Rieri! Sou sim uma BOOKAHOLIC... Não como você ri, claro, mas chego lá...

Lucas Carvalho disse...

Confesso sim que sou viciado em livros. Todas essas características se aplicam a mim, mas nunca me designei com o termo "bookaholic". Achava uma coisa muuuuito forte. Mas não sei não, acho que eu sou mesmo viu kkk.
As vezes queria ser rico, e ter o tempo do mundo só para ler todos os livros que eu queria, e uma biblioteca de kilometros.
Um salve a todos os Bookaholics de plantão ô/ ....... ps. cuidem de suas retinas pessoal!!!

Aline Coelho disse...

Acabei de conhecer seu blog e achei ele muito legal.
Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/

Adorei o post, já imaginava que era, mas agora tenho certeza \o/
Bjos e sucesso!!!

Mariana Guimarães disse...

Olá flor,
estou seguindo o seu blog como "Amostra de livros" amei tudo que li até agora e me identifiquei muito com o post sou com toda certeza uma bookaholic me identifiquei com quase todos os tópicos haha... mas os principais são: compra livros mesmo tendo uma pilha enorme de livros ainda para ler, o cheiro de livro novos, faz a mala pra viajar e leva vários livro,não quer emprestar nenhum de seus livros, por medo de estragarem ou por simplesmente ter ciúmes...amei amei mesmo o post.
beijos

Rodrigo disse...

Olá, vim fazer uma visitar e dizer que tem um Meme pra você lá no meu blog, dê uma olhada e participe: http://mondarikc.blogspot.com.br/2012/07/primeiro-meme.html#more

Vanessa Bomfim disse...

Adoro ler, sinto falta de leitura, e me identifiquei com alguns tópicos, mas não gosto só de livros, adoro revistas tmb, e morro de ciúmes, tanto dos livros como das revistas...rsrsrs

http://desejoinquieto.blogspot.com.br/

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team