14/08/2012

Filme #15 - Valente

Valente é o mais novo filme da Disney/PIXAR e diferente dos antigos apresenta uma garota como protagonista. 

Merida é uma princesa diferente. Ela não é toda delicada e nem está interessada em príncipes, a garota quer apenas viver aventuras. Mas sua vida não é de toda perfeita por conta de sua mãe que deseja que a mesma siga os padrões de uma moça delicada. Em um momento de raiva, Merida deseja que sua mãe seja mudada, mas nada acontece como ela imaginava e agora a garota embarcará em uma aventura para tentar resolver tudo.

Sendo um filme da Disney/PIXAR nós imaginamos que vamos encontrar uma big produção digna de uma bilheteria estrondosa. É fato que temos um visual, com cenários e um 3D incrível, uma animação sensacional, mas parece que a Disney interferindo nos projetos da PIXAR tem feito a audiência e a qualidade cair um pouco.

Começaremos falando sobre o filme ser clichê: Eu não posso falar o porquê disto acontecer, afinal, estarei dando spoilers. Mas a situação que Merida enfrenta já foi enfrentada por muitos outros personagens por aí. Já a duração deixa a desejar comparado a produções como Toy Story, Os Incríveis, Wall-e e Procurando Nemo, que tiveram uma duração aceitável com um desenrolar bem produzido. Valente peca ao ser um filme que passa tão rápido e tem uma conclusão tão óbvia.

Mas a PIXAR acerta ao mostrar ousadia colocando pela primeira vez uma garota como personagem principal em um de seus filmes.  Merida é uma personagem forte e corajosa, bem diferente do que se vê em algumas outras produções onde garotas são delicadas e femininas. Outros personagens como o pai e os irmãos da principal são motivos de boas risadas no cinema.

Afinal, outro ponto positivo do filme é que ele é bem engraçado e passa uma lição linda sobre coragem e família. O que faz com que os pontos negativos sejam esquecidos por alguns segundos.

Valente tem recebido bastante críticas negativas e a capacidade da Pixar de fazer aqueles filmes que marcaram nossa infâcia, e posteriormente nossas vidas, tem sido questionada. Mas vale a pena gastar um tempinho assistindo a nova produção do estúdio, que promete risadas e lágrimas. Ah, e outro ponto ótimo é a apresentação de um novo curta da Pixar. Esse sim mostra realmente as "raízes" do estúdio. 

2 comentários:

Lucas Carvalho disse...

A gente consegue ver a semelhança da trama de Valente com os outros filmes pixar. Nemo (o peixe briga com o pai e acaba se dando mal). Os incríveis (o senhor incrível tenta levar uma missão sozinho, mas acaba se dando mal). Valente parece um espelho dos filmes anteriores.
Mas não que isso tenha sido clichê. Eu até me surpreendi bastante com o filme. E claro ... chorei.

Eu li sobre a pixar ter apostado num personagem feminino em uma matéria da revista veja. E eu acho que isso deu certo. Merida é bem solta, e toda aventureira, diferente do conceito de "menina" que temos em outros filmes.

Merida é única, e isso talvez tenha feito do filme (apesar de óbvio e clichê) um verdadeiro sucesso.

Maite Campos Fernandes disse...

Vi a imagem da capa e logo me veio a cabeça:'Vish! La vem a cópia da katniss em desenho...kkk Adoro desenho... Entao vou gostar...kkk

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team