19/09/2012

Ser Bookaholic #1 - Por que amamos livros?

Essa é a nova coluna do blog e assim como "Perfil de Autor", ela será postada semanalmente. Porém, não contem em ver ela toda semana, pois poderei não ter assunto ou tempo para postar. Tentarei dar o meu melhor. O "Ser Bookaholic" vai trazer situações que nós bookaholics muitas vezes passamos.


Nada melhor do que iniciar esta coluna falando sobre um assunto que às vezes nós nos pegamos perguntando: "Por que amamos livros?". 

Para muitos nossa paixão por essas maravilhas é coisa de nerd, louco ou antissocial, mas acredito que apenas nós entendemos o que sentimos quando compramos um livro, abrimos a embalagem, apreciamos a capa, folheamos, sentimos seu cheiro (sim!) e o lemos.

Amar livros e a leitura é uma coisa que acontece desde a infância e se intensifica ao passar dos anos. Começamos com os livrinhos infantis e, é claro, com um grande incentivo dos pais. Quando somos pequenos e lemos de contos de fadas nós libertamos nossa imaginação e realmente vivemos o livro. É uma coisa tão pura e magnífica que pode fazer com que a pessoa quando cresça seja um ótimo cidadão e tenha uma vida muito mais "saudável".

Mas a verdadeira paixão por estes "papéis impressos" vem na adolescência e tudo começa com o "primeiro livro". O que seria esse primeiro livro? É aquele que você irá ler não porque seus pais ou seus professores te obrigaram, mas sim porque você achou interessante e quis ler (no meu caso foi em 2009 com Crepúsculo, e não tenho vergonha de dizer isto!) É ai que você vai realmente sentir o que é ler um livro por vontade própria, e se continuar nestes passos logo se tornará um bookaholic.

É com este primeiro livro que você despertará a sensação de amar um livro e não há como escrever com palavras qual é essa sensação, sem falar que ela difere de pessoa para pessoa. Mas quando você é mais jovem e lê seu primeiro livro por conta-própria, você se sente animado, empolgado, repleto de conhecimento, se diverte e entre outros sentimentos.

Logo você descobrirá qual seu gênero favorito (o meu é distopia e tudo que envolva aventura, mistério e ficção), e mais tarde partirá para outros tipos de livros, abrangindo seus horizontes. Logo você perceberá que não apenas lê os livros, mas tem todo cuidado com eles, anda com eles para todo lugar, se pega dando risadas ao ler suas páginas, os abraça, cheira e tem todo um carinho por eles. E muita gente achará que você é doido e antissocial, mas não se importe, existem muitos por aí que te entendem.

E é ai que eu chego onde eu quero: Por que amamos livros? A resposta é fácil: Por que eles nos proporcionam tudo o que amamos e de melhor. Os livros são ótimos de manusear e têm uma capa que nos encanta, suas histórias são profundas e mexem conosco: Romances nos fazem meditar e se emocionar. Ação/Distopias/Aventuras nos deixam sem fôlego e ficamos agitados falando: UAL QUE INCRÍVEL! Fantasias nos fazem acreditar em coisas incríveis e séries nos fazem nos apegar a personagens. São coisas que nos fazem sentir bem e é tão empolgante que queremos comentar com outras pessoas sobre isso.

Às vezes falar sobre isso é difícil e vocês com certeza me entendem. Afinal, parece loucura, mas nosso amor por livros é algo inexplicável. Bom, eu tentei dizer tudo o que eu sinto em relação a isso e se vocês se identificaram deixem nos comentários suas experiências.

PS: caso tenha em mente algum tema relacionado a livros para o próximo "Ser Bookaholic" deixe nos comentários sua sugestão.

Um comentário:

Jonas N. disse...

Eu acho que o livro é uma das poucas coisas que consegue nos proporcionar sensações tão puras e cruas então, ao menos em meu ponto de vista, não ler é totalmente INSANO haha. Sério.

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team