17/12/2012

[Resenha] Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros - Seth Grahame Smith

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
Seth Grahame-Smith
Editora Intrínseca
336 páginas

Indiana, 1818. A luz da lua cai através das florestas densas que cercam a cabana de apenas um quarto onde um Abraham Lincoln com apenas 9 anos se ajoelha ao lado do leito de morte de sua mãe. Só mais tarde o entristecido Abe descobriria que o ferimento fatal de sua mãe era, na verdade, culpa de um vampiro. Com o dom de suas legendária altura, força e habilidade com um machado, Abe sai em um caminho de vingança que irá levá-lo até a Casa Branca.

Mesmo antes deste livro ganhar uma versão cinematográfica eu já estava de olho nele e doido para ler. Depois de um tempo de espera eu finalmente ganhei de presente de uma amiga e pude descobrir que este foi um dos melhores livros de 2012.

Em Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros temos uma explicação de como o autor, Seth Grahame-Smith, conseguiu informações sobre o famoso presidente e seu segredo profundo. Introdução bastante criativa da parte do autor, já que está envolve seu nome, mas é fictícia.

Na primeira parte do livro, intitulada Menino, conhecemos a infância de Abraham juntamente com seu pai, mãe e irmãos. Lincoln teve uma infância difícil, veio de uma família de lenhadores que tinha pouco dinheiro, mas era muito unida. Abraham sempre se mostrou mais forte, ágil e maior que outros garotos de sua idade. Desde criança, sempre foi muito apegado a sua mãe e sente muito falta desta quando ela morre. Lincoln então revoltado descobrirá segredos sobre seu pai e a morte de sua mãe que influenciará muito em sua vida futura, o transformando em um caçador de vampiros. É nesta parte que ele conhecerá Henry, personagem de grande importância para a história.

Na segunda parte, intitulada Caçador de Vampiros, encontramos um Abe mais maduro e jovem. Mas ele não é um jovem comum, ele deve consciliar seu tempo entre caçar vampiros a mando de Henry, já que este decide qual vampiro merece mesmo morrer; e as grandes paixões e amizades. Decepções e cenas de tirar o fôlego são o que compõe essa parte.

Na terceira e última parte, intitulada Presidente, vemos um Abraham já com a idade na casa dos cinquenta, casado, com filhos e lutando contra a escravidão e liberadade para os americanos, quase aposentando seu posto de caçador de vampiros. É uma parte que envolve bastante termos históricos e política, mas não deixa de ter vampiros. Também é a parte que possui um desfecho de tirar o fôlego, simplesmente incrível! 

Este foi o primeiro livro que li do Seth então não sei se ele mantém o estilo deste em suas outras obras, mas minha experiência com sua narrativa foi incrível. Eu sabia que ele misturava histórias conhecidas com uma pitada de terror e suspense, mas não imaginava que ele fazia isso com maestria. Seth é o típico autor que possui sua marca própria, e a dele é: fazer você acreditar. Durante a leitura você descobre que este livro tem vários aspectos de uma verdadeira biografia de Abraham Lincoln, mas com acréscimo de vampiros. Várias fotos e fatos fazem com que você se pergunte: será que vampiros realmente existem? Há várias datas e conceitos históricos que além de entreter o leitor dão conhecimento.

Com esta capa baseada no filme produzido por Tim Burton (já assisti e é ótimo, mas fica para uma próxima resenha), Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros não decepciona de maneira alguma e prende o leitor a cada parágrafo. Uma mistura de História com ação e aventura que dá certo. Para quem ainda não leu nada de Seth Grahame-Smith esta é uma ótima pedida. Um livro de tirar o fôlego e perfeito para quem quer ficar noite em claros pensando em cada página que foi lida. Leiam, porque é incrível e eu recomendo.

"O dia em que Henry fizera uma escolha...
... porque alguns homens são muito interessantes para morrer."

2 comentários:

Samantha M. disse...

Olá!

Tenho curiosidade de ler esse livro, principalmente por ter envolvido história ao lado lúdico da fantasia. ^^

Muito informativa sua resenha. :)

Beijos,

Samantha Monteiro
Word In My Bag
http://wordinmybag.blogspot.com.br/

Rieri Frugieri disse...

Obrigado Samantha. Pode ler o livro sem medo, pois é incrível!

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team