15/02/2013

Perfil de Autor #6 - Scott Westerfeld

Scott Westerfeld (nascido em 5 de Maio de 1963) é um autor americano de ficção científica voltada ao público Jovem Adulto (Young Adult). Ele nasceu no Texas, mas atualmente divide seu tempo entre Sydney na Austrália e Nova Iorque nos Estados Unidos.

Quando criança, Scott Westerfeld se mudou para Califórnia e Connecticut por motivos relacionados ao trabalho do pai. Lloyd, seu pai, era um programador de computador. Scott observava o pai trabalhando com aviões, submarinos e o Projeto Apollo.

Scott se formou em 1985 na Vassar College e foi compositor no início de sua carreira. Nos anos 80 mudou-se para Nova Iorque, onde inspirou seu livro Polymorph e em 2001 casou-se com Justine Larbalestier, que também é autora literária. Scott e Justine costumam ler capítulos de seus livros em voz alta para um poder dar opinião ao outro.

Scott só iniciou a sua carreira de autor após perder seu emprego. Então, dedicou um ano de descanso e trabalho em seu primeiro livro. 

Stephenie Meyer disse uma vez em uma entrevista: "Eu acredito mesmo que não existam histórias novas – exceto, talvez, Scott Westerfeld. Ele é a única pessoa que sempre me faz pensar: ‘Ninguém fez exatamente isso antes". Quem já leu os livros do autor sabe que ela está certa, é impossível ler um livro de Scott e comparar com outros, ele é sempre muito original.

Scott Westerfeld é mundialmente conhecido graças a série Feios, que teve seus direitos autorais comprados em 2006 pela Twentieth Century Fox para a produção de uma série de filmes. A série também ganhou uma versão em mangá onde a história é focada em Shay, amiga da Tally. O mangá recebeu o nome de Shay's Story, ainda sem data de lançamento no Brasil, mas já disponível a venda nos Estados Unidos.

Outro livro que também seria adaptado para o cinema era Tão Ontem, os direitos autorais foram comprados pelos produtores de Fahrenheit 11 de setembro e Tiros em Columbine, mas no fim a adaptação foi "morrendo lentamente", como Scott escreveu em seu blog.

A publicação mais recente no Brasil é o livro Leviatã: A Missão Secreta, primeiro livro de uma nova série, que contará com três livros, um Manual e um Guia Ilustrado. Scott escreveu em seu blog que está escrevendo um novo livro, mas nada mais foi revelado para o público.

A maioria de seus livros foram lançados aqui no Brasil pela editora Galera Record. Mas a editora ID possui os direitos da série Midnighters.

Alguns de seus livros mais famosos:

Livro Livro Livro
 
Fontes: Garota ItGalera RecordWikipédia

Nenhum comentário:

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team