10/02/2013

Ser Bookaholic #3 - Por que compramos tantos livros?





Por que compramos tantos livros?

Você já deve se ter feito esta pergunta, não? ou alguém já lhe perguntou porque você compra tanto livros? A realidade é que sendo bookaholic, a maior parte do nosso dinheiro é gasto com livros. Para alguns, é bobagem, mas nós bem sabemos que estamos gastando com algo que vale a pena. Mas chega uma hora que compramos mais livros do que podemos ler e nos perguntamos, por que isto? Veja a seguir alguns dos motivos que nos levam a ter essa obsessão por comprar de livros:

- Promoções: 

Quando olhamos para nossa estante, e vemos que temos uma grande quantidade de livros para ler, nós tentamos nos afastar ao máximo de comprar livros. Mas então, por um pequeno deslize entramos em um site de vendas online e lá está aquele livro que a tanto tempo queriamos e ele está por um preço tão baixo, que simplesmente é um pecado não comprá-lo. É aí que não pensamos em mais nada e apenas apertamos o botão: comprar.

 - Edições de colecionador:

Isso não acontece comigo, pois eu realmente não gosto de comprar livros em várias versões e os terem repetidos. Mas sabemos que muitas pessoas amam tanto uma saga ou uma trilogia, que são capazes de comprar todas as edições especiais que saírem da mesma. Essas edições têm um preço um pouco alto, mas o que não fazemos por aquilo que amamos?

 - Versões estrangeiras:

Para quem gosta de ler em inglês, esse é um grande motivo de comprar mais livros. Você leu uma saga/trilogia muito boa, e você é tão fã daquilo que simplesmente decide que quer ler a versão original, a versão em inglês, e então escolhe uma capa diferente (ou várias capas diferentes, se você tiver dinheiro) e lá está sua versão estrangeira.

 - Continuação de séries que não foram lançadas no Brasil:

Aí você termina de ler o primeiro livro de uma série. O final foi excepcional e você quer mais... mas cadê? o segundo livro ainda não foi lançado no Brasil. Por sorte, no exterior a série já está no seu quarto volume e você que não aguenta mais esperar para saber o que vai acontecer, procura e compra a versão estrangeira mesmo (e quando saí no Brasil compra a versão nacional, afinal, somos bookaholics).


 - Filme foi legal. Será que tem o livro? :

Quando você assiste um filme muito bom por acaso não procura no google se ele foi adaptado de um livro? Bom, com certeza você achou, pois a maioria dos filmes foram baseados ou pelo menos inspirados em um livro e aí está um motivo para comprarmos mais um. Afinal, filme e livro são uma combinação perfeita.

 - Fica bonito na estante:

Acredite, existem pessoas que compram livros porque acham que eles ficam bonitos na estante. É claro, um dia você irá lê-lo, mas o principal motivo de o ter comprado foi pensando no bem-estar da sua estante.

 - Livros que não sabe quando vai ler, mas compra:

Você tem uma pilha gigante de livros, mas passou em uma livraria e gostou tanto de um livro que o comprou. Talvez você não saiba quando vai lê-lo, mas ele te agradou e merece um lugar na sua estante e em breve merece ser lido.

 - Indicações:

Um dos principais motivos de compras de livros são as indicações. Seja de um amigo, professor, familiar. E principalmente de algum blogueiro(a), porque você irá ler a resenha e irá se identificar com a história e este entrará em sua lista de desejos. Indicações são boas, pois a pessoa já leu e sabe te dizer todos os detalhes do livro, o que te deixará mais animado.

E aí, se identificou com algumas destas justificativas? Por que você compra tantos livros? Conte-nos nos comentários!

3 comentários:

Rafaela Ferrarezi disse...

Acho que todo leitor tem um pouquinho de cada motivo citado dentro de si mesmo, ausdhaiushdiuads. Eu sou meio compulsiva, e na maioria das vezes compro em grande quantidade ~.~ as promoções também são minhas grandes inimigas, pois sempre tem algum livro que quero, e as vezes, algum livro que eu nem sabia que queria até entrar na promoção o.o asudhuaishdiuahsdiuhsaiuhdiuahsdiu. Mas pra esse ano a minha meta foi gastar o mínimo possível com livros e priorizar os que já estão na minha estante há algum tempo, mas ainda não consegui ler. Até agora, estou bem sucedida, pois não compro nada desde dezembro \o . Vamos ver até quando eu aguento né? ashdiuhasiudhauidad.
Ótimo post! *-*

Beeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
www.linguadoslivros.blogspot.com

Lucas Carvalho disse...

Eu sou principalmente responsável pelo "fica bonito na estante". kkkkk, embora eu nunca comprei nenhum livro pra esse propósito. Eu gosto particularmente dos hardcovers por conta disso. E sim, as indicações são as responsáveis por aumentar cada dia mais minha lista de desejo. As vezes me sinto compulsivo, mas a realidade é que sou pobre mesmo. São muitos lançamentos e promoções tão agradáveis que hipnotiza qualquer bookaholic

Clara Beatriz disse...

Nhá, que texto legal! Mas eu não tenho dinheiro, então nem compro livros compulsoriamente, hahaha.
@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team