01/03/2013

Perfil de Autor #7 - George R. R. Martin





George R.R. Martin (1948) é autor e roteirista de filmes de ficção científica. É conhecido pela série Games of Thrones-Guerra dos Tronos, adaptada do Best seller de romances épicos A song of the Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo).

George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Filho de estivador, desde cedo, gostava de quadrinhos e de escrever contos de ficção e horror. Na infância, costumava vender suas estórias para outras crianças da vizinhança.

Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University, em Illinois. Depois de várias tentativas, venceu dois prêmios de contos, os Hugo Award e Nebula Award.

Nos anos 80, deixou a carreira de autor em segundo plano e começou a trabalhar para a televisão escrevendo roteiros. Também atuou em outras profissões como editor de livros. Como roteirista de TV, escreveu para a série The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Ainda teve um romance adaptado para o filme, Nightflyers, em 1987.

Desiludido com o trabalho para a televisão, dedicou-se à literatura e escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire, inspirado na guerra das duas rosas. O que foi feito sem maiores pretensões, acabou virando livro em 1996.

Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal.

Em 2007, o canal de televisão HBO comprou os direitos de transmissão da série inteira de Martin. Em 2011, estreou a primeira temporada de Game of Thrones, o primeiro da série que alcançou grande sucesso.

George R.R. Martin é casado com Parris e continua fascinado por assuntos medievais, inspiração de boa parte do que escreveu.

Livros mais conhecidos:

4 comentários:

Thaila Oliveira disse...

AAh eu adoro Game of Thrones (a série) e também lá li o primeiro livro de A Cronicas de Gelo e Fogo e é muito bom. O ruim é que ele escreve os livros sem a maior preocupação e as vezes eu fico com medo de ele morrer antes de terminar de escrever a série kkk. Mas pelo menos vamos ver o final na televisão, pois um amigo meu me disse que ele contou o final pros produtores da série.

Beijos
Thaila

Rieri Frugieri disse...

Que ótima notícia. Eu não sabia disso dele ter contado para os produtores o final. É realmente algo muito empolgante porque pelo menos na série poderemos ver o final e ficarmos aliviados. Também é o meu medo que ele não conclua a série.

Lucas Carvalho disse...

Eu ainda tenho que aclamar Martin por sua genialidade, não é qualquer um que consegue ter uma cabeça tão boa para escrever livros tão grandes e com um enredo tão complexo. Não posso me arriscar a falar muito pois ainda não li os livros dele, mas sei, pelos comentários da blogosfera, que o cara é simplesmente um crânio. Alguns já dizem que ele é o novo TOLKIEN. Eu admito calado por ser leigo em ambos os escritores, mas não sou cético quanto a boca do povo hahaha. Espero mesmo que ele não venha a falecer logo, acredito que ele ainda tem um legado pela frente e muitos projetos para leitores e fãs. Não é de surpreender que ele assinou uma nova série de livros.

Sarah Rodrigues disse...

Martim é um gênio um dos meus autores favoritos!! muito bom o post adorei!
Céu de Letras

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team