25/12/2013

Os Livros de Natal de Charles Dickens





Charles Dickens é um famoso autor britânico e um dos mais respeitados! Suas obras são amadas ( idolatradas salve salve) há muito tempo e se tornaram clássicos, principalmente as de natal. 

Em comemoração a esse dia repleto de amor e união que é o natal, o Teorema Literário traz para vocês um pouco do que se encontra nos maravilhosos livros natalinos do mestre Dickens.

Obs: Alguns livros não possuem seus títulos traduzidos no Brasil.

O Grilo da Lareira (The Cricket on the Hearth: A Fairy Tale of Home) 

Romance publicado pela editora Bradbury and Evans e lançado a 20 de dezembro de 1845 com ilustrações de Daneil Maclise, John Leech, Richard Doyle, Clarkson Stanfeild e Edwin Landseer. Dickens começou a escrever o livro por volta do dia 17 de outubro de 1845 e terminou-o a 1 de dezembro do mesmo ano. Como é o caso de todos os livros de Natal de Charles Dickens, este foi publicado diretamente em formato de livro e não foi lançado em série. Dickens descreveu o romance como "calmo e doméstico [...] inocente e bonito".



The Chimes: A Goblin Story of Some Bells that Rang an Old Year Out and a New Year In
É um pequeno romance de Charles Dickens que foi escrito e publicado em 1844, um ano depois de A Christmas Carol e um ano antes de ''The Cricket on the Hearth''. É o segundo volume na série dos "Livros de Natal" de Dickens: cinco pequenos livros com mensagens morais e sociais fortes que foram publicados na década de 1840.
O título do livro vem dos "chimes", os velhos sinos na igreja onde a personagem Trotty Veck realiza o seu trabalho.

The Battle of Life

É um romance de Charles Dickens publicado em 1846. É o quarto dos seus cinco livros de Natal. A história passa-se numa aldeia inglesa que fica no local de uma batalha histórica. Algumas personagens referem-se à batalha como uma metáfora para as lutas nas suas vidas, daí o título. Este livro é o único entre os livros de Natal que não tem qualquer elemento sobrenatural ou explicitamente religioso. A história apresenta semelhanças com The Cricket on the Hearth em dois aspetos: passa-se num local rural e desenvolve-se com uma reviravolta romântica. É um romance ainda com menos críticas sociais do que The Cricket on the Hearth. Como é típico nos romances de Charles Dickens, este tem um final feliz. É uma das obras menos conhecidas de Dickens.

The Haunted Man and the Ghost’s Bargain

É um romance de Charles Dickens publicado em 1848. É o quinto e último livro de Natal de Dickens. A história centra-se mais no espírito de Natal do que no Natal em si, um tema que está mais relacionado com o primeiro livro desta série: A Christmas Carol. A história desenrola-se em torno do Professor Redlaw e das pessoas que lhe são próximas.


Um Conto de Natal  (A Christmas Carol)


A Christmas Carol é um livro da autoria de Charles Dickens. Com várias traduções em Portugal, sendo uma delas Um Cântico de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens. O autor descreveu-o como o seu "livrinho de Natal", e foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech. A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias apenas numa semana.
O enredo gira em torno de um homem muito rico e ganancioso que é visitado por três fantasmas que o ajudam a recuperar o espírito do natal.

E aí? Vocês já conhecem alguns desses livros? Um Conto de Natal é o mais popular e é praticamente OBRIGATÓRIA a exibição de uma adaptação desse conto na TV na noite de Natal. Os Fantasmas de Scrooge, da Disney, é uma dessas adaptações. 

UM FELIZ NATAL À TODOS OS NOSSOS LEITORES!

Um comentário:

Samuel Henrique disse...

Um Conto de Natal parece ser um livro legal, os outros eu nem conhecia. Feliz Natal! Deus abençoe =)

http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team