09/12/2013

Ser Bookaholic #7 - As Várias Versões de Sherlock Holmes





Quem me acompanha há bastante tempo no blog e no twitter sabe que eu sou muito fã do Sherlock Holmes. Tudo começou quando um dia eu estava na casa de uma amiga e decidimos ver ao filme protagonizado por Robert Downey Jr. Achei a trama bem interessante, mas até então não dei muita bola. 

Um pouco mais tarde comprei o DVD e decidi re-assisti-lo para fazer jus ao dinheiro que eu havia gastado. Foi então que eu fiquei fascinado com a personalidade do famoso detetive e resolvi ir atrás de mais sobre ele. Comprei vários livros e até mesmo os DVD's, assisti séries de TV e tenho até uma camiseta inspirada no segundo filme: Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras. 

O vício pelo famoso detetive que toca violino e sabe artes marciais me levou a falar um pouco mais sobre ele aqui no Ser Bookaholic. Porém, o texto a seguir é retirado do site da Intrínseca (link original), e espero que vocês gostem! 

Elementar, caros leitores! O infalível Sherlock Holmes foi apresentado ao público em 1887, quando seu criador, Sir Arthur Conan Doyle, publicou o romance Um estudo em vermelho. De lá pra cá, o detetive transformou-se em um dos personagens fictícios mais conhecidos em todo o mundo e foi retratado em diversas adaptações. Uma delas foi idealizada por Andrew Lane que, apaixonado pelas histórias de mistério desde jovem, começou a desvendar a adolescência do lendário investigador de casos aparentemente insolúveis com a série O jovem Sherlock Holmes. Os quatro primeiros volumes, Nuvem da morte, Parasita vermelho, Gelo negro e Tempestade de fogo estão à venda nas livrarias.

Para os fãs que já devoraram todos os livros de Sherlock Holmes, nós indicamos filmes e seriados de TV que trazem novos casos de mistério inspirados na vida do personagem. Se você já assistiu a algum deles, dê a sua opinião nos comentários!

ELEMENTARY

Jonny Lee Miller interpreta, em uma versão moderna, Sherlock Holmes, ex-consultor da Scotland Yard, que se muda de Londres para Nova York depois de passar por uma clínica de reabilitação para drogados. Seu principal companheiro de investigações, originalmente chamado Dr. John Watson, é agora uma mulher, Dra. Joan Watson (Lucy Liu), uma ex-cirurgiã que perdeu sua licença depois da morte de um paciente. Contratada pelo pai de Sherlock para vigiá-lo, Watson não desgruda de seu pé para verificar se Sherlock está se mantendo afastado de substâncias ilícitas.

SHERLOCK

Grandes fãs das histórias de mistério de Sir Arthur Conan Doyle, Steven Moffat e Mark Gatiss, roteiristas da série Doctor Who, imaginaram como seria se o personagem vivesse no mundo de hoje, tendo toda a tecnologia atual ao seu alcance – incluindo adesivos de nicotina no lugar do tradicional cachimbo. Na série, Benedict Cumberbatch dá vida ao lendário Sherlock Holmes e Martin Freeman é Watson, seu fiel companheiro, indispensável para a solução de qualquer enigma. As duas primeiras temporadas foram transmitidas no Brasil pelo canal BBC HD, e a terceira tem data marcada para estrear nos Estados Unidos em 19 de janeiro de 2014. Não se sabe ainda a data de estreia na BBC inglesa.

O ENIGMA DA PIRÂMIDE

Com roteiro escrito por Chris Columbus (diretor dos primeiros dois filmes da série Harry Potter), com Steven Spielberg entre os produtores, o filme de 1985 é estrelado por Nicholas Rowe, que interpreta um jovem Sherlock Holmes. A aventura se passa em Londres, na época em que o famoso detetive conhece seu fiel escudeiro Watson (Alan Cox). No longa, disponível em DVD, Holmes é um aluno exemplar, bom atleta e está aprendendo a tocar violino. Watson acaba de chegar ao colégio e só pensa em conseguir as notas necessárias para um dia se tornar um médico, como sonha seu pai. O grande mistério começa quando uma série de pessoas comete suicídios muito estranhos, e só resta aos dois tentar solucioná-los.

SHERLOCK HOLMES


No filme dirigido por Guy Ritchie, Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. Dr. John Watson (Jude Law), seu fiel parceiro, sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém, essa situação muda quando Watson decide se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isso não agrada Holmes, que precisa do colega para suas investigações. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), preso por eles ao realizar um ritual macabro que envolvia o assassinato de uma jovem. 

SHERLOCK HOLMES – O JOGO DE SOMBRAS

No segundo filme da série, também dirigido por Guy Ritchie, Sherlock Holmes continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus inimigos, enquanto John Watson está prestes a se casar e sair numa lua de mel dos sonhos com sua amada, Mary Morstan. A única coisa com a qual o caro Watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória: de que o ardiloso Professor Moriarty (Jarred Harris) estaria por trás de uma série de assassinatos, visando desestabilizar a paz mundial.

E aí? Qual é o(a) filme/série favorito(a) de vocês?

2 comentários:

Pandora L. disse...

Difícil pensar em um favorito ♥ Acho que a série da BBC bate igualmente com os filmes do Robert ♥ Como não se apaixonar por esse Sherlock??
Eu sou fã desde pequena, lia as obras e delirava! bom demais ♥
Bjus bjus!
Pan
http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

Zoey S. disse...

Também ando super fanática por Sherlock Holmes. Já assisti aos filmes do Robert e a série Sherlock, mas ainda não me animei com Elementary. Pra mim o Benedict Cumberbatch é o melhor Sherlock. Simplesmente adoro a atuação dele.

Também comecei a comprar os livros. Comprei box com os 4 romances de Sherlock Holmes. Ainda não li nenhum, mas lerei em breve.

Abraço!
http://oblogdazoey.blogspot.com/

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team