24/03/2014

[Resenha] Gregor: O Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins

Gregor: O Guerreiro da Superfície
Suzanne Collins
Tradução de Edmo Suassuna
Editora Galera Record
304 páginas


O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo além de ser a única saída para encontrar seu pai.

Suzanne Collins é a autora da famosa trilogia Jogos Vorazes, mas antes disso ela se tornou famosa e querida pela sua série infantil: "As Crônicas do Subterrâneo". Nessa série ela conta a história de um garoto de 11 anos chamado Gregor e suas aventuras pelo subterrâneo. Diferente de sua trilogia distópica, nessa série a autora explora a imaginação e lugares fantásticos habitado por insetos gigantes.

O livro possui um ritmo agitado e quase não tem pausas ou momentos de calmaria, Gregor sempre está metido em alguma confusão ou perigo e precisando resolver problemas envolvendo uma profecia que guia cada um dos seus passos, não só isso, mas também precisa cuidar de sua irmãzinha e todo um povo ao seu redor.

Gregor tem 11 anos, mas possui uma responsabilidade de um adulto, afinal, todo o cuidado com a irmã cai sobre ele. O garoto é um personagem inteligente, carismático e preocupado com o bem de todos a sua volta. Sua irmãzinha Boots é responsável pelos momentos mais cômicos e emocionantes da história, ela possui um grande coração e ao falar palavras erradas faz com que nos apaixonemos ainda mais por ela. Luxa, a herdeira do trono, é majestosa e, em certos momentos, muito arrogante, porém é uma personagem adorável e que mesmo com seu jeito duro consegue conquistar o leitor.

Suzanne fez um trabalho incrível e criou sua própria mitologia para esse mundo subterrâneo, além de ligar cada ponto da trama do início ao fim. O livro obviamente é destinado para um público mais infantil, mas a autora consegue criar muitos mistérios, cenas de ação e revelações surpreendentes que agradarão até jovens e adultos. A autora também dá muitas lições sobre o amor à família e a união através de situações vividas por seus personagens.

Gregor: O Guerreiro da Superfície com certeza agradará os leitores e deixará muitos ansiosos por mais aventuras do garoto. A escrita e o talento de Suzanne é surpreendente e fará com que este livro, aparentemente infantil, se torne uma saga grandiosa. Muita aventura e revelações surpreendentes te esperam no subterrâneo!

3 comentários:

João Victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Victor disse...

Honestamente, As Crônicas do Subterrâneo nunca foi alvo de intenso interesse da minha parte, mas confesso que a história me parece ser bem divertida. Gosto de livros infantojuvenis e me agrada o fato de toda a trama se passar no subterrâneo - ou grande parte dela. Algo bem mágico e fantasioso, acredito. Eu poderia curtir isso, caso eu tenha a oportunidade de conhecer o trabalho da Suzanne Collins - não, ainda não li Jogos Vorazes =/

Abração,
João Victor - Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/

Rieri Frugieri disse...

João, aconselho ler primeiro Jogos Vorazes só pra se apaixonar pela Suzanne kkkkkk

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team