01/08/2014

[Resenha] Os Três - Sarah Lotz

Os Três
Sarah Lotz
Tradução por Alves Calado
Editora Arqueiro (cortesia)
400 páginas

Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. 

Os Três faz parte da minha busca por um livro de terror. Afinal, eu já li de tudo, e precisava de algo que me fizesse realmente ficar com um frio na barriga. A história apresentada pela autora é realmente intrigante, mas não dá tanto medo quanto promete. 

A dinâmica que Sarah Lotz escolheu para trabalhar em sua trama é criativa e não muito encontrada em outros livros. A história é apresentada em forma de recortes de entrevistas e matérias que juntas formam uma espécie de compacto a respeito dos Três. Além de dar a impressão que o que estamos lendo é real, a autora também faz com que a leitura flua muito bem, alternando os capítulos entre os personagens e nos deixando com aquele gostinho de quero mais para chegar logo na próxima parte do mesmo. 

Falar sobre cada personagem faria com que esta resenha ficasse gigantesca, pois são muitos. De todas as idades, etnias, cores e religiões, os personagens criados por Sarah são um retrato atual de nossa sociedade, onde ela aborda comportamento, decisões e muito mais. O leitor se apegará a pelo menos um e, com certeza, terá uma ligação, mesmo que indireta, com algumas situações. 

Dividido em Sobreviventes e Conspiração, Lotz consegue contar duas histórias interligadas. Enquanto em Sobreviventes ela trata da vida dos familiares dos Três e o impacto que a sobrevivência deles causou em suas vidas, em alguns momentos assustadoras e em outras felizes, em Conspiração ela apresenta as atitudes de uma comunidade religiosa afetadas pela sobrevivência das crianças. É muito interessante como não importa em que parte você esteja, sempre terá algo de interessante e intrigante para saber. 

A minha única decepção com este livro foi terminá-lo e sentir que ele não cumpriu com seu objetivo principal: Criar um terror que envolva crianças estranhas e gerar um levantamento sobre o por quê de elas serem as únicas sobreviventes de um acidente de um avião. Eu esperava mais capítulos que tratassem desses sobreviventes e acontecimentos estranhos que me tirassem o sono e, principalmente, uma resposta para as minhas perguntas sobre o que são elas e o que levou esses quatro aviões caírem ao mesmo tempo. Lotz talvez tenha respondido isto, mas não deixou tão evidente. 

De qualquer forma, fazia tempo que um livro não me prendia tanto. Eu literalmente devorei Os Três e isso se deve ao fato de Sarah Lotz saber trabalhar muito bem com suas informações e colocá-las de uma maneira que te deixe intrigado para saber mais. Mesmo sem cumprir com o que foi apresentada, a história vale a pena e causa um rebuliço de sentimentos no leitor.

2 comentários:

Rízia Castro disse...

Amei o livro inteiro, mas odiei o final!
Mesmo assim, valeu a pena!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Rieri Frugieri disse...

Olá Rízia. Eu gostei de uma parte do final, por ele ser surpreendente. Mas não entendi o que a autora quis dizer com o epílogo e senti falta de muitas respostas =/

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team